quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Uma experiencia polar em um país Caribenho, ou, pegando um onibus na Venezuela

Em Santa Elena pegamos um onibus para Ciudad Bolivar e aí pudemos constatar na prática o que as lendas já nos alertavam: que o ar-condicionado da Venezuela é algo de outro mundo, ou melhor, dos extremos polares do mundo.

Imagine uma cidade quente, do tipo Cuiabá, aqueles 30 graus com sensacao térmica de 39! Bem, assim é a Venezuela (com excecao de Mérida que fica nos Andes). Bom, numa cidade assim, onde todo mundo passa mais tempo suando do que respirando, inclusive a noite, imagene todo mundo entrando no onibus com calcas jeans, casacos para frio, COBERTORES DE LAN (maldito teclado sem til)! Pois essa é a rotina das rodoviárias venezuelanas. Parece até um plano parverso do capitalismo imperialista estadunidense para que as pessoas tenham que comprar roupas de frio aqui. :-D

Mas assim é! Nos colocamos calca, moleton puxamos nossos sacos de domir no onibus. E acreditem ou nao, no último onibus minhas orelhas quase congelaram!

Esse é um dos mistérios do país que nem os venezuelanos entendem!
Pior, está até como dica no nosso guía de viagens, o Lonely Planet, Dica: ao viajar para Venezuela, leve roupas de frio para os onibus.

Um comentário:

Ricardo disse...

un plan del imperio?!?!?!?!? buajajajajajajajaja, que no te escuche el presidente, que manda a quitar los aires acondicionados en todos los autobuses!