quinta-feira, 28 de agosto de 2008

De Boa Vista a Pacaraima, entrando na Venezuela em Santa Elena de Uairen, 25/08/2008, dia 3

Quando digo que a recepçao do Joao nao foi pouca coisa, eu nao estou brincando. Nao é que o cara levou eu e a Carol para a Venezuela, dirigindo mais de 200 km até a fronteira?! Pois foi isso que ele fez. Saimos de manha e fomos rumo a Pacaraima, cidade sede da polêmica reserva Raposa Serra do Sol (RSS). No caminho vimos até tamanduá!

Passando pela RSS vimos várias placas indicando a reserva e citando que o uso dos recursos naturais ali é exclusivo dos índios. Estes, os quais vimos ao longo da viagem em pequenos povos viaiam em casas paupérrimas, às vezes ocas, às vezes casas de madeiras, outras vezes pilotando um trator.

O Joao, e aparentemente toda a populaçao de Roraima, é totalmente contra os índios. O argumento é que se está abrindo mao de riquezas naturais. Fora isso, a única coisa que Roraima consegue produzir competitivamente é o arroz, segundo ele o que vai ocorrer: "o índio vai ganhar a terra, mas como é preguiçoso, nao vai fazer nada e vai acabar arrendando para o antigo dono". Buenas, minha opiniao é um pouco diferente, mas sabem como é, nao é educado discordar de um anfitriao tao atencioso.

Em Boa Vista vimos vários outdoors e adesivos em carros contra a demarcaçao e em apoio ao general Heleno, aquele que fez as polêmicas declaraçoes. Algumas eram assim: "General Heleno, nós também acreditamos que a Amazonia é dos brasileiros, pelo menos por enquanto", "General, estamos contigo", "Os produtores de arroz de Roraima acreditam que a Amazônia é dos brasileiros"...

Buenas, hora de pegar o onibus para Caracas...

Nenhum comentário: